quinta-feira, 15 de julho de 2010

RS registra maior abertura de postos de trabalho da Região Sul

JORNAL DO COMERCIO

Nesta quinta-feira (15), o Ministério do Trabalho divulgou os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Segundo os dados informados, no primeiro semestre do ano, no Rio Grande do Sul, houve um acréscimo de 104.654 postos, com o incremento de 4,77% no número de assalariados com carteira assinada. Nos últimos 12 meses, o crescimento no nível de emprego foi de 7,64%, com mais 163.136 postos de trabalho. Este é o maior resultado da Região Sul do País.

O saldo líquido de empregos criados com carteira assinada no Rio Grande do Sul em junho foi de 7.865 postos. A expansão é de 0,34% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Este foi o segundo melhor desempenho de toda a série histórica do Caged para o Estado, sendo superado apenas pelos valores registrados em 2008.

O crescimento deveu-se ao crescimento nos setores de Serviços (que registrou um aumento de 2.888 postos), da Indústria de Transformação (2.794 postos), da Construção Civil (2.420 postos) e do Comércio (1.266 postos). Os saldos obtidos superaram a queda da Agropecuária (que decresceu 1.652 postos).

Na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi registrado um acréscimo de 5.645 empregos formais, com alta de 0,55%. O desempenho é o melhor de toda a série histórica do Caged para o período na região.

No País, o Ministério do Trabalho informou que o saldo líquido de empregos criados em junho foi de 212.952, o segundo melhor resultado para o mês. A geração de vagas de emprego superou as demissões em 1.473.320 postos formais de trabalho no primeiro semestre de 2010. Este foi o melhor semestre da história do Caged.

Na quarta, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, já havia adiantado que, com os dados de junho, o saldo total de novas vagas na primeira metade do ano chegaria próximo a 1,5 milhão. A meta do governo é atingir 2,5 milhões de empregos novos com carteira assinada este ano, já descontadas as demissões. Ontem mesmo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou esse objetivo durante cerimônia com representantes da União Europeia, no Palácio do Itamaraty.

Com informações da Agência Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário