sexta-feira, 2 de julho de 2010

Exposição Eu Sou Você

SITE EU SOU VOCÊ

A exposição Vidas do Fora: Eu sou Você é uma realização do Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com o Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP). O evento inaugura as atividades do Museu em local externo à universidade, nesse caso, o mais antigo hospital do campo da saúde mental no Estado, fundado há 126 anos. A mostra traz a público documentos históricos do HPSP e obras expressivas de quatro pacientes psiquiátricos, selecionadas a partir do Acervo da Oficina de Criatividade do HPSP. Esse Acervo figura como campo de pesquisa para docentes e estudantes universitários de Artes e Psicologia desde 2001.

As quatro coleções, selecionadas por seu potencial estético e expressivo, vêm sendo submetidas, atualmente, a procedimentos de catalogação, armazenamento e digitalização, devendo compor, em breve, um banco de dados eletrônico. Somando cerca de cem mil obras, o Acervo faz parte do que se considera um significativo patrimônio cultural do Estado, propiciando um importante material para problematizações referentes às relações entre arte, loucura e sociedade.

O recorte curatorial realizado pelas curadoras Blanca Brites e Tania Mara Galli Fonseca enfatiza essas formas de resistência criativa, apresentando ao público um conjunto de pinturas, desenhos, escritos e bordados. São trabalhos realizados por artistas-pacientes que, à margem do social, inventam modos de expressar seu mundo. O título da mostra, Eu sou Você, refere-se a uma frase produzida por um desses artistas, em uma das obras guardadas no Acervo. A ideia da mostra é produzir uma espécie de sopro inspirador para que, pelo acesso às produções plásticas, o público tenha condições e motivos para pensar criticamente as habituais fronteiras entre o normal e o patológico. Fronteiras essas que, como os muros do antigo hospital, nos fazem produzir uma espécie de apartheid social e afetivo, instituído nas segmentações sócio-culturais entre os considerados normais e os portadores de sofrimento psíquico.

Exemplos de uma “estranha linguagem”, emitida por sujeitos submetidos a regimes de longa internação, tais obras são agora expostas, possibilitando trazer à comunidade em geral uma visão do que ainda podem essas vidas, consideradas loucas e incapazes. Essa exposição aponta para o fato de que, pela expressão estética, aqueles homens e mulheres com diagnóstico de loucura encontram um terreno livre para enunciar mensagens, fazendo aberturas para novas possibilidades existenciais. Eu sou Você nos fala de vidas afetadas pela desrazão, mas, sobretudo, aponta para a capacidade de invenção que habita qualquer sujeito, dentro ou fora dos muros hospitalares.

A exposição traz também intervenções realizadas por artistas convidados, em situações de diálogo com o lugar e sua história. Com propósito semelhante, os jardins adjacentes ao local expositivo são revitalizados. Paralelamente, devem ocorrer um seminário temático e os lançamentos de uma coletânea de textos e do catálogo da mostra. Os eventos reúnem um conjunto de colaboradores que decidiram apoiar a concepção proposta, doando seu tempo e seu trabalho para construir um acontecimento ao mesmo tempo cultural e científico. Um projeto educativo específico prevê a visitação mediada para acolher de forma qualificada e elucidativa grupos e visitantes universitários, escolares, profissionais e público em geral.

EXPOSIÇÃO
Inauguração 21 de junho às 11:00
Período 21 de junho a 21 de agosto de 2010
Horário : 10h às 17h
Local Hospital Psiquiátrico São Pedro - Oficina de Criatividade - Av. Bento Gonçalves, 2460

SEMINÁRIO
Período 22, 23 e 24 de junho de 2010
Horário: 14h às 17:30h
Local Salão de Atos II - Reitoria UFRGS - Av. Paulo Gama, 110

Nenhum comentário:

Postar um comentário