quinta-feira, 15 de julho de 2010

Cultura indígena será tema de mostra

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

Difundir a cultura indígena é o objetivo da Mostra Nacional Vídeo índio Brasil 2010, que terá Porto Alegre como sede, entre outras cidades brasileiras, de 31 de julho a 7 de agosto. O evento, sob a coordenação local da Secretaria Municipal de Educação (Smed) em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU), e apoio de diversas entidades, terá projeção de vídeos, filmes, exposições e debates, em vários espaços da capital.

A mostra será composta de filmes (curtas, médias e longas metragens). A intenção é proporcionar que cidades brasileiras tenham a oportunidade de acesso à diversidade cultural indígena existente no país, revelada por meio de produções audiovisuais propostas por indígenas e não indígenas. Todas as atividades terão entrada franca, com exibição simultânea em 100 cidades brasileiras inscritas e previamente selecionadas.

Para a professora Rosa Maris Rosado, coordenadora da Educação Ambiental da Smed, "a idéia de inserir Porto Alegre na mostra é de oferecer à Rede Municipal de Ensino subsídios para a implementação da lei 11.645/2008, que trata da inclusão das temáticas indígena e afro-brasileira no currículo escolar, reforçando a importância histórica e cultural desses povos em nosso país".

O projeto nacional tem o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC) e da Fundação Nacional do Índio (Funai). A iniciativa visa a ampliar o conhecimento das culturas indígenas, além de contribuir para o diálogo entre indígenas e sociedade em geral.

Os professores interessados poderão inscrever suas turmas, junto aos locais de exibição da mostra:

- Cine Santander/Santander Cultural - (51) 3287-5940/41, das 10 às 17h;
- Auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS - (51) 3308-4022, pela manhã;
- Museu da UFRGS - (51) 3308-3044, à tarde;
- Cine Bancários - (51) 3433-1204

Mais informações podem ser obtidas pelo (51) 3289-1849 e pelo www.videoindiobrasil.org.br. Veja a programação aqui e a sinopse dos filmes aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário