segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Cerca de 3,6 milhões de domicílios gaúchos devem ser recenseados a partir de hoje

SITE DO JORNAL ZERO HORA

São dois questionários: o básico e outro mais complexo, que será respondido apenas por um número limitado de famílias

Recenseadores do IBGE começam nesta segunda-feira a coleta de informações para o censo 2010 no Rio Grande do Sul. Os agentes do IBGE estarão identificados por colete azul e boné com o logotipo do Instituto e crachá. O chefe do Instituto no Estado, José Renato Braga de Almeida, destacou que são 3,6 milhões de domicílios gaúchos a serem recenseados.

São dois questionários: o básico e outro mais complexo, que será respondido apenas por um número limitado de famílias. Todos são obrigados a atender os pesquisadores do IBGE. Uma lei federal prevê multa de até 10 salários mínimos para quem não responder corretamente às perguntas dos recenseadores ou se negar a fornecer dados. O presidente Lula destacou em seu programa semanal de rádio a importância do censo do IBGE.

Lembrou que ele também estará respondendo às questões do Instituto, hoje à tarde, no Palácio da Alvorada, já que o censo fará uma verdadeira fotografia do país. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, participou do programa e fez um apelo aos brasileiros para que recebam bem os funcionários do IBGE. Bernardo destaca que as informações prestadas são absolutamente confidenciais. O IBGE não trabalha com nomes, apenas com dados estatísticos. Lula pede a brasileiros que participem do Censo 2010 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje que os brasileiros participem do Censo 2010, que já começou a ser contabilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo Lula, a pesquisa constitui uma espécie de fotografia do país. — (O Censo checa) se melhorou a questão do saneamento básico, se melhorou a questão da energia elétrica, se melhorou a questão da conquista de produtos dentro da casa das pessoas — explicou em seu programa semanal Café com o Presidente. Durante o programa, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, lembrou que o censo é a única pesquisa promovida em todos os 5.565 municípios brasileiros.

Segundo ele, a ferramenta tem “peso”, uma vez que é usada para nortear políticas públicas por parte do governo federal, governos estaduais e municipais. — Quando vão fazer estudos sobre a realidade brasileira, trabalham com dados do censo. Então, é fundamental ajudar, respondendo corretamente às perguntas que são feitas — disse. O levantamento do Censo 2010 começou ontem e continua até o dia 31 de outubro, em todas as residências do país. As informações são confidenciais e não podem ser divulgadas, a não ser por meio da estatística final.


RÁDIO GAÚCHA E AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário