terça-feira, 17 de agosto de 2010

Beto Albuquerque e Tarso participam de ato de apresentação de candidatos do PSB

O CTG Estância da Azenha, no centro de Porto Alegre, ficou lotado de socialistas na noite desta segunda-feira (16) para o ato de apresentação das candidaturas do PSB. Com a presença do candidato a governador da aliança Unidade Popular pelo Rio Grande, Tarso Genro (PT-PSB-PCdoB-PR), do candidato a vice Beto Grill (PSB) e da candidata a senadora Abgail Pereira (PCdoB ), Beto afirmou que o grande diferencial do PSB é que a disputa não é interna, mas sim com os demais partidos.

Tarso afirmou que a aliança formada para a disputa do Palácio Piratini é uma grande conquista da esquerda gaúcha e lembrou de nomes históricos do PSB, como Jacó Burd, Fulvio Petracco e Lauro Hagemann. “São homens que nos ensinaram e inspiraram a fazer política. O PSB é herdeiro legítimo da luta da classe operária e de todos os grupos que acreditam na democracia e na lealdade”, disse Tarso.

Ao referir-se a Beto Albuquerque, Tarso disse se tratar de um voto importante para os gaúchos por ser um homem capaz de construir uma política para o Brasil. “Precisamos em Brasília de uma luz que programática que dê sustentação ao projeto de Lula que será continuado por Dilma Rousseff”, completou Tarso agradacendo ao PSB pela indicação de Grill para a chapa majoritária.

Beto Albuquerque afirmou que a energia dos companheiros de partido num momento de campanha como o atual é insubstituível. “Poderíamos estar engalfinhados e achando que somos adversários, mas felizmente nós do PSB temos outra percepção. Somo companheiros e nos elegeremos porque por isso, ninguém aqui se elegerá sozinho”, lembrou Beto.

Candidato à reeleição, Beto voltou a afirmar que a luta pela igualdade de oportunidades é a luta socialista de se ter esperança, de crer e de ajudar a transformar. “Essa é a nossa tarefa”, disse beto sob aplausos.

No palco, candidatos à Assembléia Legislativa e à Câmara dos Deputados se revezaram ao microfone. Logo depois, Beto e o presidente municipal do PSB, Antônio Elisando de Oliveira, comandaram o ato de filiação conjunta de um grupo de novos socialistas que ingressaram no partido.

Fotos do ato de apresentação dos candidatos do PSB com a participação de Beto Albuquerque





segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Beto afirma a prefeitos que votará a favor da Emenda 29

O deputado federal Beto Albuquerque (PSB) participou nesta segunda-feira (16) de encontro com prefeitos gaúchos realizado pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Na pauta, a regulamentação da Emenda Constitucional 29 que atribui percentuais de compromisso com a saúde. Na reunião com os prefeitos Beto foi taxativo: “Voto a Favor”.
Nesta terça-feira, quando a Câmara dos Deputados votará projetos em esforço concentrado dos parlamentares, há possibilidade de a EC 29 entrar na pauta. A decisão será tomada na reunião de líderes. Prefeitos deverão pressionar para que a EC 29 seja votada.

Tecnologia da Informação é prioridade para deputado Beto

Uma parceria entre o deputado federal Beto Albuquerque (PSB) e o setor de Tecnologia da Informação começou a ser concretizado na tarde desta segunda-feira (16). Em reunião com representantes do Conselho das Entidades de Tecnologia da Informação (CETI), em Porto Alegre, Beto recebeu reivindicações, principalmente no que se refere à ampliação e qualificação do ensino técnico nesta área.

Envolvido nas questões de ciência e tecnologia desde o primeiro mandato de deputado federal, Beto, que agora concorre pela quarta vez, afirmou aos representantes das entidades que é necessário fazer o governo federal entender a necessidade e a urgência de ações na área de TI. “Essa é a pauta número 1 porque interessa a muita gente”, salientou o parlamentar.

Presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assepro-RS), Márcio Miorelli, destacou que o setor pretende entrar o ano de 2011 com forte atuação e com parceiros no Congresso Nacional. A capacidade de competitividade é outra preocupação das entidades, que acreditam que a prioridade neste momento deve ser a busca pela inovação, capacitação e internacionalização das empresas.

Embora o setor de TI esteja mobilizado nacionalmente, os representantes das empresas estão certos de que suas pautas ainda não repercutem no Congresso como deveriam, por isso sentem a necessidade de buscar parlamentares comprometidos com a causa. “Esse protagonismo político de nossas entidades deve se transformar em força no Congresso”, afirmam.

Presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (Seprorgs), Edgar Serrano defendeu o investimento na formação de mão de obra, com cursos técnicos de formação. Beto lembrou aos representantes das entidades que o governo Lula deu um salto no que diz respeito a instituições de ensino técnico. “Em 103 anos o Brasil criou 103 escolas técnicas. Nos últimos oitos anos, período do governo Lula, outras 214 escolas técnicas foram criadas, destas 160 foram efetivas, 18 delas no Rio Grande do Sul”, comemora Beto.

O deputado destacou ainda que é preciso trabalhar pela modernização do currículo dos cursos técnicos e detalhou o trabalho desenvolvido pelo MEC nesta área por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Beto afirmou ao grupo que apoiará as pautas por eles apresentadas e que defenderá que o PSB permaneça à frente do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para que ações na área de TI continuem sendo implementadas. “É fundamental compreender a importância do setor que vocês representam”, concluiu Beto.

Fotos do recebimento da pauta do SINPRF



Unidade Popular pelo Rio Grande recebe pauta do SINPRF

Na manhã desta segunda-feira (16), o deputado federal Beto Albuquerque, candidato à reeleição, acompanhou a diretoria do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Rio Grande do Sul (SINPRF) na agenda com o candidato a governador pela Unidade Popular pelo Rio Grande, Tarso Genro, e o vice Beto Grill. Na reunião, que ocorreu no comitê central em Porto Alegre, o presidente do Sindicato, Francisco Kossel, relatou os principais problemas e preocupações enfrentados pela corporação, como com a falta de efetivo, concurso para administrativos, fechamento de Postos de Fiscalização, os preparativos para a atuação da PRF na copa de 2014, entre outros assuntos.

Tarso Genro reafirmou seu compromisso com a segurança pública, que é tratada com prioridade em seu programa de governo, e garantiu que a Polícia Rodoviária Federal vai participar ativamente do Gabinete Integrado de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. “O trabalho integrado das corporações, o aparelhamento e o serviço de inteligência são fundamentais para combater a criminalidade. No Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) a integração é um elemento fundamental para o sucesso do trabalho”, ressaltou Tarso Genro. A Polícia Federal também será chamada para compor o Gabinete, caso Tarso seja eleito.

Beto Albuquerque, parceiro antigo das lutas da categoria e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Rodoviária Federal, disse que continuará trabalhando para aumentar o efetivo no RS. “O número ideal de policiais é estimado em 1195, quando, no momento, dispomos de somente 732. A conseqüência do número insuficiente de policiais é o fechamento de postos da PRF”, afirmou. Disse ainda que está reivindicando junto ao Ministério do Planejamento, recursos para reforma dos postos da PRF no RS, bem como a reestruturação organizacional do Departamento de Polícia Rodoviária Federal.

Beto aproveitou para elogiar e agradecer o trabalho desenvolvido para implementar a Lei Pietro no Estado. “A PRF, por meio de seu Sindicato, foi fundamental na divulgação da Semana Nacional para Doação de Medula Óssea, que acontece de 14 a 21 de dezembro”.

No encontro, também foram discutidas ações de combate à violência no trânsito. Tarso afirmou que vai incentivar cursos de prevenção e melhorar as condições da rodovia para diminuir o número de acidentes e mortes nas estradas gaúchas.